Fonte:http://myloveforjesus.files.wordpress.com/2010/11/country-lady-fishing-tackle-reading-book.jpg

sexta-feira, 17 de maio de 2013

B. 1.1. Comentário ao texto "As redes sociais"



Fonte: http://www.sociallab.com.br/


O texto que escolhi para comentar tem como título “ Redes sociais”.
As redes sociais podem definir-se como comunidades virtuais em sistema aberto, que agrupam pessoas que comungam das mesmas ideias, atividades, interesses, preocupações, causas, etc. 
O acesso é na maior parte dos casos gratuito, bastando efetuar uma simples inscrição. É a partir dos dados pessoais fornecidos (edição do perfil) que os outros procuram criar afinidades com este ou aquele utilizador e o associam ao seu grupo de amigos.
O aspeto inovador das redes reside provavelmente na conjugação de dois fatores “pluralidade” e “comunidade” uma vez que os utilizadores têm necessidade de partilhar experiências, dados pessoais e interagir com outras pessoas que têm algo em comum e, por isso, sentem que pertencem a grupos humanos específicos. Muitas vezes, a força do grupo contribui para promover alterações individuais e conduzir ao estabelecimento de relações de amizade ou de outra natureza, na vida real.
De um modo geral, as redes sociais podem dividir-se em dois grupos:
- Redes sociais de caráter generalista
- Redes sociais de caráter profissional.
Fazem parte do primeiro grupo redes como:
Facebook, Twitter, myspace, hi5.
As redes sociais profissionais mais conhecidas são:
 Linkedin, viadeo, xing, Second Life, entre outras.
As redes sociais profissionais funcionam como uma espécie de plataforma para o mundo do trabalho uma vez que possibilitam o contacto entre empresários e pessoas desempregadas ou que procuram um novo emprego. Neste sentido, é importante que o perfil esteja permanentemente atualizado.
Considerando as redes sociais no seu todo, podemos apresentar as seguintes caraterísticas como utilidades ou vantagens das mesmas:
- Dar visibilidade e/ou criar uma boa imagem dos utilizadores;
- Permitir o relacionamento à distância;
- Encontrar pessoas;
- Trocar ideias;
- Participar em grupos de interesses comuns;
- Realizar trabalho colaborativo e partilhar conteúdos e conhecimentos;
 - Realizar negócios;
- Encontrar e oferecer trabalho;
- Proporcionar diversão.
Na área educativa, as redes sociais podem servir de espaço virtual para partilhar materiais diversos com os alunos que complementem os conteúdos trabalhados na sala de aula; para promover debates que desenvolvam o sentido crítico; para elaborar calendários de eventos, como por exemplo, para recomendar visitas de exposições, idas ao cinema ou teatro, para tirar dúvidas on-line. Naturalmente, esta não pode ser a única forma de os auxiliar, mas considerando que os alunos passam muitas horas nas redes, estas podem ser usadas pela Biblioteca escolar e exploradas neste sentido.
As redes sociais são um espaço de liberdade, um meio de comunicação poderoso e gratuito, que contribui para eliminar as barreiras da troca de informação, de ideias, de conhecimento e encaixam perfeitamente na filosofia da Web 2.0. A facilidade de uso devido à gratuitidade e à não exigência de programas adicionais, na maior parte dos casos (exceto a Second life) e o prazer na utilização das redes sociais têm sido responsáveis pela integração definitiva na vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Pessoalmente, preocupa-me a privacidade (ou falta dela), surpreende-me a quantidade de detalhes que alguns escrevem sobre a sua vida, e temo por alguma despersonalização nas relações e pelo lado negro associado às redes sociais (prostituição, ciberbullyng, pedofilia, etc.). Aqui a BE também tem um papel a desempenhar, promovendo ações que visem uma utilização responsável e segura das redes sociais.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Sessão síncrona


Na sessão de dia 13, usei pela 1ª vez o software Teamviewer que me permitiu assistir à sessão síncrona, realizada entre as 14:30 e as 16h. Bastou efetuar a instalação gratuita desta ferramenta para, “milagrosamente” (não fosse este o dia das aparições!), aparecerem no ecrã as caras “famosas” de alguns colegas que comigo participam nesta ação de formação.
A qualidade vídeo estava ótima (foi possível observar colegas com ar de espanto), mas a qualidade áudio deixou um pouco a desejar, devido ao ruído de fundo existente. Apesar de terem ocorrido algumas falhas técnicas, considero que o mais importante desta ferramenta foi ter permitido a interação em tempo real entre formadores e formandos, a partir do controlo remoto que o Jorge ía gerindo, através do seu computador.
A mais-valia desta ferramenta reside, por isso, na possibilidade de se efetuar apoio remoto, de podermos assistir a reuniões /apresentações à distância, de podermos partilhar o nosso próprio ambiente de trabalho (como exemplificou várias vezes o Jorge) com outras pessoas ou com grupos de trabalho.
Porém, nem na biblioteca nem em casa possuo os recursos necessários ao uso deste tipo de software. E se esta experiência foi importante porque me permitiu tomar conhecimento da existência desta plataforma, não foi, contudo, suficiente para me sentir familiarizada com ela e a poder usar num futuro próximo!




domingo, 5 de maio de 2013

Tarefa - Publicação de um documento audio




MOURA, Vasco Graça da - Blues da morte de amor. Poema dito por Paulo Moura. [Em linha]. Disponível na Internet em: <http://archive.org/details/BluesDaMorteDeAmor>

sábado, 4 de maio de 2013

Documento Audio produzido por mim - Não, não é cansaço...

Tal como Álvaro de Campos, sinto cansaço porque oiço e vejo que nos estão a ir aos bolsos a cada dia que passa...




Poesia: Não, não é cansaço...
Autor: Álvaro de Campos
Locução: Ana Marques
Música: Romance Anonimo II-Shan Zhong
[Em linha]. Disponível na Internet em: <http://archive.org/details/NoNoCansao>
"Retrato de Fernando Pessoa" pintado por Almada Negreiros. [Em linha]. Disponível em <http://fotos.sapo.pt/DOfk5f3RFNsDK4KVkzuw/>

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Filme sobre a Biblioteca Escolar Josefa de Óbidos



Este é o filme que elaborei sobre a biblioteca escolar e serviu para testar o meu desempenho no uso de algumas ferramentas Web 2. 0. Depois de muito tempo à volta da sua execução, lá consegui e divulgo agora o resultado final.