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Fonte: http://www.sociallab.com.br/ |
O texto que
escolhi para comentar tem como título “ Redes
sociais”.
As redes
sociais podem definir-se como comunidades virtuais em sistema aberto, que agrupam pessoas que comungam
das mesmas
ideias, atividades, interesses, preocupações, causas, etc.
O acesso é na maior parte dos casos gratuito, bastando efetuar uma simples inscrição. É a partir dos dados pessoais fornecidos (edição do perfil) que os outros procuram criar afinidades com este ou aquele utilizador e o associam ao seu grupo de amigos.
O acesso é na maior parte dos casos gratuito, bastando efetuar uma simples inscrição. É a partir dos dados pessoais fornecidos (edição do perfil) que os outros procuram criar afinidades com este ou aquele utilizador e o associam ao seu grupo de amigos.
O aspeto
inovador das redes reside provavelmente na conjugação de dois fatores “pluralidade”
e “comunidade” uma vez que os utilizadores têm necessidade de partilhar
experiências, dados pessoais e interagir com outras pessoas que têm algo em
comum e, por isso, sentem que pertencem a grupos humanos específicos. Muitas
vezes, a força do grupo contribui para promover alterações individuais e
conduzir ao estabelecimento de relações de amizade ou de outra natureza, na
vida real.
De um modo
geral, as redes sociais podem dividir-se em dois grupos:
- Redes sociais
de caráter generalista
- Redes sociais
de caráter profissional.
Fazem parte do
primeiro grupo redes como:
Facebook, Twitter, myspace, hi5.
As redes
sociais profissionais mais conhecidas são:
As redes
sociais profissionais funcionam como uma espécie de plataforma para o mundo do
trabalho uma vez que possibilitam o contacto entre empresários e pessoas
desempregadas ou que procuram um novo emprego. Neste sentido, é importante que
o perfil esteja permanentemente atualizado.
Considerando as
redes sociais no seu todo, podemos apresentar as seguintes caraterísticas como
utilidades ou vantagens das mesmas:
- Dar
visibilidade e/ou criar uma boa imagem dos utilizadores;
- Permitir o relacionamento
à distância;
- Encontrar
pessoas;
- Trocar
ideias;
- Participar em
grupos de interesses comuns;
- Realizar
trabalho colaborativo e partilhar conteúdos e conhecimentos;
- Realizar negócios;
- Encontrar e
oferecer trabalho;
- Proporcionar
diversão.
Na área educativa, as redes sociais podem servir de espaço virtual para partilhar materiais
diversos com os alunos que complementem os conteúdos trabalhados na sala de
aula; para promover debates que desenvolvam o sentido crítico; para elaborar
calendários de eventos, como por exemplo, para recomendar visitas de
exposições, idas ao cinema ou teatro, para tirar dúvidas on-line. Naturalmente, esta não pode ser a
única forma de os auxiliar, mas considerando que os alunos passam muitas horas
nas redes, estas podem ser usadas pela Biblioteca escolar e exploradas neste
sentido.
As redes
sociais são um espaço de liberdade, um meio de comunicação poderoso e
gratuito, que contribui para eliminar as barreiras da troca de informação,
de ideias, de conhecimento e encaixam perfeitamente na filosofia da Web 2.0. A
facilidade de uso devido à gratuitidade e à não exigência de programas
adicionais, na maior parte dos casos (exceto a Second life) e o prazer na
utilização das redes sociais têm sido responsáveis pela integração definitiva
na vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Pessoalmente, preocupa-me a
privacidade (ou falta dela), surpreende-me a quantidade de detalhes que alguns
escrevem sobre a sua vida, e temo por alguma despersonalização nas relações e
pelo lado negro associado às redes sociais (prostituição, ciberbullyng, pedofilia, etc.). Aqui a BE também tem um papel a
desempenhar, promovendo ações que visem uma utilização responsável e segura das
redes sociais.
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